Panda Cloud: Uma revolução no conceito de antivírus. Este protetor utiliza muito menos do seu PC, mas não perde eficiência!

Publicidade

Panda Cloud é um antivírus de conceito diferente. Apostando tudo em leveza e extrema simplicidade de uso, este software tem o objetivo de proteger um computador sem que você precise intervir e se preocupar. Ele é o primeiro e único antivírus gratuito que traz o conceito de proteção “Cloud”.

Segundo os desenvolvedores, o modelo de proteção utiliza uma arquitetura composta por um agente e um servidor que processam e bloqueiam diversos tipos de malware de maneira mais eficiente que antivírus instalados que funcionam exclusivamente pelo computador.

O Panda Cloud aplica técnicas de intercepção de malware na arquitetura do cliente, sendo possível evitar, através de uma plataforma extremamente leve, que vírus novos ou desconhecidos entrem em ação. Esta maneira de proteção exige 50% menos do seu computador e combina tecnologias de scans em tempo real com proteção local.
imagem

Este modelo otimizado bloqueia programas maliciosos assim que eles tentam ser executados, ao mesmo tempo em que gerencia operações menos perigosas através de scans locais em panos de fundo. O Panda Cloud conta com proteção antivírus, anti-spyware, anti-rootkit, heurística e cache para softwares inofensivos, tudo executado tanto localmente como online.

Novos arquivos suspeitos são enviados para análise pelo Panda através do mecanismo conhecido como Collective Intelligence (Inteligência Coletiva). O arquivo é recebido pelos servidores e é rapidamente analisado. Segundo a Panda, cerca de 50 mil suspeitas são analisadas diariamente.

Instale e esqueça
Tudo isso representa o que os desenvolvedores chamam de “instalar e esquecer”. Você instala o programa e simplesmente esquece qualquer preocupação com malwares, pois ele vai se encarregar de tudo. Você não precisa sequer atualizar o antivírus.

Para entender o funcionamento do Panda Cloud, é importante conhecer mais sobre o conceito de Cloud Computing. Resumidamente, esta é a denominação de recursos e programas que são acessados como um serviço online. Geralmente são programas utilizados por meio de um navegador, o que exige menor processamento do computador.
imagem 2

O termo “Cloud” (nuvem) é utilizado como uma metáfora para a internet, referenciando a representação da grande rede em complexos diagramas. Logo, o Panda Cloud é um antivírus baseado na constante análise online de arquivos e comportamentos suspeitos em uma máquina.

Facilidade de uso
A interface do Panda Cloud é extremamente simples. Caso você se conecte à internet através de um servidor Proxy, em “Conexão” (o botão azul no canto inferior direito da janela), você consegue configurar esse acesso.
imagem3

Publicidade

Clicar sobre a região “Antivírus” permite que você inicie uma varredura no seu computador ou desabilite a proteção do programa. Em “Configurações avançadas…”, é possível alterar várias opções do Panda Cloud Antivirus; por exemplo: se ele deve mostrar notificações quando encontrar malwares, se ele bloqueia ações potencialmente perigosas de aplicativos e definir uma lista de arquivos e pastas que devem ser ignorados durante as verificações do sistema.
imagem4
As outras regiões do programa são “Processos”, “Firewall” e “Vacina”. A primeira é responsável por exibir os processos executados pelo seu PC e indicar seu grau de segurança. Nela, há como bloquear os processos listados, bem como ativar a monitoração de URLs no seu navegador – para evitar que você acesse um site perigoso. As demais opções estão liberadas apenas na versão paga do programa.

Updates e proteção web
Assim como todos os tópicos de sua utilização, as atualizações de Panda Cloud também ocorrem on the fly. Isso quer dizer que as definições de malware são atualizadas constantemente durante o uso sem que você precise interagir de qualquer forma com o aplicativo.
imagem5

Para ampliar a segurança de sua navegação, recomendamos a instalação da toolbar do Panda ao seu browser (opcional durante a instalação do programa). Ela verifica a segurança das páginas que você visita em tempo real e bloqueia o acesso a links maliciosos sem expor sua máquina a infecções.

Opinião do pessoal do Baixaki:

Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Panda Cloud Antivirus e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele
É claro que, provavelmente, a maioria dos usuários vai desconfiar deste tipo de proteção. Afinal, se um antivírus executado totalmente pelo computador não dá total segurança aos usuários, o que dizer de um antivírus que depende de um servidor para funcionar?

Apesar da desconfiança, o Panda Cloud Antivirus merece atenção especial. Ele não é uma tentativa “na louca” de Cloud Computing. Ele é um exemplo de como esta tecnologia está evoluída e pode ser uma tendência extremamente eficiente.

A verdade é que os riscos de falhas do Panda Cloud são exatamente os mesmos de qualquer outro programa antivírus, com uma diferença significativa: quanto mais pessoas utilizarem o Panda Cloud, maior será a quantidade de suspeitas analisadas para que elas sejam neutralizadas.

A facilidade de uso do Panda Cloud é impressionante. Em poucos cliques, você vasculha o computador ou simplesmente deixa que ele o proteja contra ameaças. Este é o software que muitos usuários estavam esperando para acabar de vez com os problemas de alto uso de memória do computador com muita segurança.

Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/panda-cloud-antivirus.htm#ixzz2Qg1CNnaV

Publicidade
Compartilhe isto

Comentários

comentários
Todo comentário ofensivo, o usuário será banido sem aviso.