Oito coisas que você precisa saber sobre o Windows 8

Atualizou seu computador para o Windows 8 e ficou meio perdido? O R7 conversou com Michel Mikolojuniene Chiavegatti, gerente de produtos da área de redes e segurança da Impacta, e trouxe algumas oito dicas para te ajudar a aproveitar o máximo que o novo sistema tem para oferecer e esclarecer suas dúvidas sobre a nova aposta da Microsoft.

 

1 – O que mudou?

A principal mudança está na interface gráfica utilizada pelos usuários, devido ao sistema ter sido projetado para rodar em diversos tipos de dispositivos, como PCs, Notebooks, Tablets e Smartphones. Além disso, possui diversos outros novos recursos como o Hyper-V Client (recurso de virtualização anteriormente disponível apenas em servidores), Windows To Go (recurso que permite a execução do Windows 8 a partir de um Pen drive, por exemplo), Picture Password, Integração com serviços em Nuvem da Microsoft, etc.

2 – Posso ter minha área de trabalho e o menu iniciar de volta?

Quanto a área de Trabalho tradicional, sim, é possível. Quanto ao menu iniciar clássico, o Windows 8 não possui essa opção. No entanto, existem softwares a parte que, se instalados, podem oferecer essa funcionalidade.

3 – Agora o sistema tem uma loja de aplicativos como funciona isso?

A instalação será feita a partir do acesso à loja de aplicativos, tornando a localização e instalação muito mais fácil e intuitiva. No entanto, nela só há aplicativos projetados para rodar no Windows 8 e não nas versões anteriores do Windows.

4 – Programas antigos vão funcionar no Windows 8?

Além da interface gráfica, a questão de softwares atuais e antigos (principalmente) que não poderão rodar no Windows 8, devido a questões de compatibilidade com o sistema.

5 – Dá para perceber que o Windows 8 é feito para tablets e smartphones. O que isso muda no meu cotidiano?

Ele foi otimizado para interfaces de toque. A localização e o acesso mais rápido a determinadas aplicações, sites e outros recursos, além de tornar o acesso mais “divertido”.

6 – O Internet Explorer está diferente, será que vale a pena dar uma segunda chance para ele no Windows 8?

[O novo Internet Explorer] permite uma navegação mais interativa com o site, permitindo uma melhor navegação, compartilhamento de recursos e informações por e-mail ou outras ferramentas integradas, além de permitir que outros aplicativos possam ser usados ao mesmo que a navegação está sendo feita, no melhor sentido do termo “multitarefa”.

7 – O MSN se foi. E agora?

Acredito que não vai fazer falta, pois como o mesmo será substituído pelo Skype (de certa forma), terá suas principais funções disponibilizadas pelo seu substituto, além de várias outras funcionalidades que o Skype possui.

8 – Alguns serviços da Microsoft foram integrados, eles podem facilitar a minha vida ou vão só atrapalhar?

A fato dessas aplicações já virem disponíveis no Windows 8 facilita muito para o usuário, que não vai se preocupar em instalá-los. Além disso, facilitará e muito no que se refere ao utilizar o sistema a partir de vários dispositivos. Por exemplo o Skydrive, que permitirá o usuário acessar seus arquivos de forma transparente a partir de seu PC, tablet ou smartphone, sem se preocupar com o armazenamento, cópia e backup destes arquivos.

 

fonte: R7.com

Compartilhe isto

Comentários

comentários
Todo comentário ofensivo, o usuário será banido sem aviso.