OneClickRoot é uma daquelas ferramentas essenciais para quem costume de usar o aparelho com Android um pouco além dos usuários comuns. Devido a sua facilidade e praticidade, permite a quem costuma fazer testes com ROMs customizadas mais fácil, sobretudo quando você precisa reinstalar o sistema original e refazer o root e os procedimentos constantemente. E ajuda muito usuários sem conhecimento técnico.

Obter root de aparelhos Android pode não ser uma opção permitida pelos fabricantes, inclusive com a suspensão da garantia, mas por vários motivos traz inúmeras vantagens. Apesar do bloqueio por parte dos fabricantes, obter o acesso root do aparelho não exige grandes conhecimentos técnicos na maioria das vezes.

E mais uma ferramenta se junta às já existentes para fazer todo o trabalho pesado com poucos cliques e conhecimentos. Trata-se do OneClickRoot, uma ferramenta destinada àqueles que possuem aparelhos com algumas barreiras para a obtenção de root. Com essa ferramenta, o trabalho de fazer o root e poder desfrutar das vantagens de tal processo se torna uma tarefa simples e rápida.

Linux, o kernel universal

O Android é baseado no Linux, o kernel que figura nas conhecidas distribuições, sendo a parte essencial desse sistema. O kernel é quem faz a ponte de comunicação entre os softwares que você vê e usa, e repassa esses comandos se comunicando com o hardware em linguagem de baixo nível ou, em linguagem de máquina.

O kernel é importante porque sem ele seria impossível usar um computador (nas distribuições Linux), ou no caso do Android, com o hardware do aparelho. O kernel mais famoso de código aberto está presente na grande maioria dos maiores computadores do mundo, ou supercomputadores. Também está presente em satélites lançados ao espaço, na NASA, na Wikipédia, e em inúmeros outros serviços e sites de que faz uso diariamente.

Dado a sua flexibilidade em poder ser adaptado, já que seu código fonte é aberto, e não há qualquer empresa “dona” ou qualquer pagamento de taxas ou royalties, o Linux é uma opção de extrema importância para a tecnologia, tanto por sua rapidez e estabilidade, que supera outras opções proprietárias (de empresas), quanto pelo seu rápido desenvolvimento. Realmente, o Linux pode estar presente onde você menos esperaria que ele estivesse, como em DVDs/Blu-Ray player e até relógios de pulsos.

A adoção do kernel Linux reduz muito o tempo e custo de desenvolvimento, visto que qualquer empresa pode pegar o kernel pronto, adicionar funcionalidades particulares e inserir num produto, ao invés de desenvolver uma solução própria do zero. A única exigência é que as modificações sejam disponibilizadas para todos. Devido a isso, o kernel fora adotado pela Gigante Google para o sistema de smartphones e tablets Android.

Por essa flexibilidade proporcionada por seu código aberto, é que muitos fabricantes que utilizam o sistema Android em seus aparelhos, fazem pequenas modificações próprias para impedir que o usuário consiga elevar os privilégios administrativos do sistema. Em outras palavras, o root. Tanto em versões diferentes do Android quanto as diferentes modificações dos fabricantes, dificultam o root, e por isso a forma de obter ele não é igual em todos os aparelhos.

Daí se faz necessário uma ferramenta que facilite isso, juntando diversos métodos que cobrem uma ampla gama de aparelhos Android do mercado, tornando fácil a qualquer um, mesmo sem conhecimentos técnicos, desfrutar das vantagens de acessar e modificar totalmente o sistema, ou usar aplicativos que dão mais poder de controle sobre o aparelho mas que exigem poderes de administrador (root).

Root e suas vantagens

Para quem quer descobrir se vale a pena fazer o root no aparelho, pode ler esse artigo sobre o assunto, aqui. Mas resumindo a história, com o root, você tem acesso e controle sobre o dispositivo. De fato, com algum conhecimento, você pode tornar o aparelho mais rápido dado seu perfil de uso, mudar a frequência de trabalho do processador, entre outras coisas.

Existem inúmeros fóruns na internet que tratam do assunto, dando dicas, tweaks para aplicar no sistema, patchs, entre outros. Com o root, é possível instalar um custom recovery que permitirá instalar ROMs customizadas, ou em outras palavras, o Android modificado por especialistas que adicionam funções a mais do que o sistema original possui.

Para quem não tem intenção de instalar uma ROM modificada nem tão pouco recovery, ainda podem desfrutar de uma coleção de aplicativos na Google Play que fazem uso do root para inserção de funções e configurações do sistema. E também, é possível fazer tais modificações por si só, modificando arquivos do sistema, simplesmente acrescentando linhas de código em um arquivo texto comum.

Os fóruns citados mais acima existem aos montes, inclusive destinados a marcas específicas e modelos de aparelhos. Há muitas dicas de como deixar o Android com o seu jeito e mais adaptado a sua forma de uso. Com o root também é possível excluir aplicativos do sistema não usados, como os adicionados por operadoras e conhecidos “carinhosamente” como bloatwares.

Mas, apesar de o software realizar a tarefa de root do aparelho de forma mais simples possível, infelizmente não são todos os aparelhos e marcas suportados. Os desenvolvedores estão constantemente atualizando o programa e adicionando mais aparelhos compatíveis mas, como dito no início do texto, cada fabricante adota bloqueios diferentes para dificultar o acesso root.

Se quiser descobrir se o seu aparelho é compatível com o porgrama, pode checar essa lista, disponibilizado pelos desenvoledores aqui. Caso não tenha o seu aparelho na lista, não desanime. Você pode manter o programa instalado para que, assim que seu aparelho for compatível, você seja avisado. E, como dito acima, os desenvolvedores acrescentam novos aparelhos constantemente.

Donwload aqui

 

Roda em XP/Vista/7/8

 

 

Texto original aqui

Compartilhe isto

Comentários

comentários
Todo comentário ofensivo, o usuário será banido sem aviso.