Aviso: Saiba como se proteger da nova falha encontrada no Adobe Reader…

Publicidade

Uma nova brecha de segurança está comprometendo computadores com Adobe Reader instalado. Saiba como se proteger

A empresa FireEye descobriu essa semana uma falha de segurança grave presente em várias versões do Adobe Reader que ainda não possui uma correção. A informação é de que a brecha já está sendo explorada, e a simples menção do problema só força mais crackers a continuarem essa cruzada explorando a falha, sobretudo porque a Adobe ainda está analisando o problema.
O Adobe Reader está presente em grande parte dos computadores. Para quem talvez não esteja ligando o nome a pessoa, trata-se de um leitor para arquivos PDF. Ou seja, cada vez que você abre um anexo de email com extensão .PDF, ou um resultado de busca no Google cuja fonte trás um arquivo .PDF, repare se o programa que está usando para ver esses arquivos é o Adobe Reader. Basta ver o nome na borda superior esquerda da janela.
A versão 9.5.3 para Windows, Linux e OS X e versões 10.1.5 e 11.0.1 para Windows e OS X estão vulneráveis. Em comunicado, a Adobe esclarece como mitigar o ataque enquanto uma correção definitiva não é liberada pela empresa.
Se protegendo

Publicidade

Abra o Adobe Reader. Vá na opção Editar, e depois em Preferência. Na caixa lateral estão diversas opções. Clique na opção Segurança (Avançada). Para minimizar o vetor do ataque, ao lado direito, selecione o campo Arquivos de locais potencialmente inseguros em Proteções da caixa de proteção, como mostra a imagem abaixo.
adobe
Selecionada a opção, confirme clicando no botão OK.
A solução é bastante simples, mas não ideal. Somente a correção no código do software, disponibilizado pela Adobe irá resolver (talvez) em definitivo. Essa falha está ligada somente ao programa da Adobe. Portanto, outros leitores de PDF, inclusive o leitor de PDF embutido no Google Chrome não sofrem dessa vulnerabilidade.
De qualquer forma, é bom não arriscar e sempre abrir arquivos de fontes confiáveis, ou abrir anexos de email de pessoas também de confiança, e que tenham comunicado anteriormente que enviariam tais anexos. E manter um anti-vírus atualizado [sempre] é fundamental e regra básica de segurança.

Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/saiba-se-proteger-da-nova-falha-encontrada-no-adobe-reader.html#ixzz2L1Z1nsbP

Publicidade
Compartilhe isto

Comentários

comentários
Todo comentário ofensivo, o usuário será banido sem aviso.